Mantenha o controle da atenção e aumente sua produtividade | EasyCare

Artigos

Mantenha o controle da atenção e aumente sua produtividade

O controle da atenção (CA) é uma habilidade cognitiva muito importante durante a vida que nos ajuda a absorver, processar estímulos e memorizar informações e conteúdos de toda ordem nas tarefas do dia a dia. É a capacidade de manter direcionada a atenção para alguma coisa. Ou seja, é a capacidade de escolher no que prestar atenção e o que ignorar, significa como efetivamente podemos manter o foco ou não em determinado estímulo.

Do ponto de vista biológico, o controle da atenção (CA) envolve, principalmente, as áreas frontais do cérebro, incluindo o córtex singulado anterior, uma região que está intimamente relacionada com a memória de trabalho. Esta região é maior em adultos do que em crianças, porque em crianças os lóbulos frontais estão ainda em desenvolvimento, mas mesmo na idade adulta, podemos melhorar bastante o controle da atenção.

O CA é geralmente afetado pela ansiedade e também falta de concentração e motivação, mas o seu CA comprometido tem sido identificado como um dos principais fatores cognitivos na origem e manutenção da ansiedade. Em outras palavras, reduzir a ansiedade melhorará o seu CA, assim como melhorar seu controle de atenção e focar na tarefa atual reduzirá a ansiedade.

A maneira ideal de melhorar o CA é através da prática, realizando tarefas com atenção, sem se distrair por quaisquer motivos. Porém, definir o seu ambiente e sua autodisciplina é mais importante que desempenho de inteligência – quoeficiente de inteligência (QI), em relação à probabilidade de sucessos acadêmicos.

Direcionar a atenção e manter o seu controle é uma tarefa básica para a percepção de realidades, aproveitamento de oportunidades, para a tomada de estratégias no campo de trabalho. Toda a amplitude da atenção deve ser bem trabalhada ao longo da vida, pois quando ela é bem trabalhada, nos ajuda a manter as habilidades cognitivas ativas e com bom processamento da mente. A atenção tende a focar no que tem significado, no que é importante, em ideias principais, significa ter sentido no que está fazendo. Para um melhor controle da atenção, é importante seguir alguns critérios fundamentais no dia a dia, tais como:

1. Eliminar qualquer coisa que possa causar distração: desligue a TV e a música, e tire de perto aparelhos eletrônicos, como por exemplo, o celular. Restrinja o seu campo visual (por exemplo, quando estiver na mesa de trabalho, retire dali tudo que possa chamar atenção, como notas bilhetes etc)
2. Trabalhe por períodos variáveis de tempo, por exemplo: 15-45 minutos, com um pequeno intervalo.
3. Entenda por que você está realizando a tarefa e de que forma ela irá beneficiar a outros.
4. Estabeleça um objetivo para que você entenda o porquê de estar fazendo isso e monitore seu comportamento para alcançar o objetivo.
5. Divida a tarefa em partes, para que você não fique desmotivado e sobrecarregado com o volume total de trabalho. Faça uma coisa de cada vez.

Direcionar e controlar a atenção numa tarefa importante é um grande desafio, e isso nem sempre significa trabalhar muito ou enfrentar um problema com recursos extras. Aumentar a produtividade envolve uma atuação mais eficiente, no sentido de maximizar ativos cognitivos; você não pode mudar o número de horas do dia, mas pode transfomar a forma como as utiliza.

Estudos científicos relacionaram temperatura ambiente com produtividade, e mostraram que a zona de conforto está entre 22º e 25º.

Um bom planejamento para o dia é superimportante. É preciso estabelecer objetivos e metas ambiciosas, porém realistas e sabe como realizá-las. Se suas metas são ambiciosas demais, você fará com que tudo falhe e que sua motivação no futuro seja destruída. Grandes projetos, é melhor dividir tarefas e fazê-lo por partes. Confie na competência e na sinceridade dos outros. Peça ajuda quando precisar; divida sua experiência. E lembre-se, menos é mais, a produtividade não é medida por quanto tempo você está sentado à sua mesa trabalhando ou digitando, trabalhe em tempos pequenos com o máximo de foco e atenção e faça intervalos quando sua atenção se perder. E mude seu ambiente de trabalho. Às vezes, a mudança de ambiente, uma sala com decoração nova pode lhe dar mais motivação e iniciar sua criatividade. O seu rendimento diário está no resultado da sua concentração e controle da atenção.

Fonte: Mantenha o controle da atenção e aumente sua produtividade




Animato